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Sistema de chamadas de emergência esteve avariado durante cinco horas

Avaria na central elétrica do CODUS ativa plano de contigência. INEM e PSP garantem que chamadas foram atendidas.

04 de outubro de 2018 às 00:21

A Associação de Proteção e Socorro emitiu esta quarta-feira um comunicado a dar conta de que o serviço de emergência médica esteve totalmente em baixo em Portugal Continental após uma avaria no sistema de telecomunicações do CODU-INEM. Em comunicado enviado às redações, a associação detalha que o sistema informático avariou pelas 23h18 e a alternativa demorou cerca de vinte minutos a ser implementada.

"Os constrangimentos agravados pela escassez de operadores de CODU. O atendimento passou a Regional e a central 112 redireciona as chamadas para os números de telemóvel atribuídos a cada operador", acerecenta o comunicado da Associação de Proteção & Socorro, enviado às redações. 

Na missiva dirigda aos grupos parlamentares, a associação que lembra que a situaçã não é inédita e a "alternativa de recurso implementada é arcaica, morosa, e improficiente", acrescenta o comunicado.

INEM ativou plano de contingência

O INEM confirmou na madrugada desta quinta-feira a avaria no sistema e explica as medidas que foram tomadas para colmatar a situação. "No sentido de poder continuar a garantir o trabalho regular dos CODU, e enquanto a empresa corrige a avaria, o INEM ativou no imediato o seu plano de contingência, solicitando aos centros operacionais 112 que o encaminhamento das chamadas referentes a situações de saúde fosse realizado para os telemóveis de reserva disponíveis nos CODU para utilização neste tipo de situações, garantindo deste modo a continuidade do funcionamento dos CODU", explica o Instituto Nacional de Emergência Médica, em comunicado enviado à agência Lusa.

O INEM diz estar a "desenvolver todos os esforços no sentido de garantir a resolução célere desta situação, de modo a repor o funcionamento das suas centrais médicas", e apela "à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o Número Europeu de Emergência -112 -, apenas em caso de emergência médica".

"Todas as situações referentes a aconselhamento têm à sua disposição o número do centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas", acrescenta a nota.

PSP garante que todas as chamadas foram atendidas

A PSP também emitiu um comunicado na manhã desta quinta-feira em que explica que "a Polícia de Segurança Pública, enquanto entidade responsável pela gestão operacional do serviço 112, vem clarificar que não houve qualquer falha no serviço 112, o qual se manteve em funcionamento normal no atendimento a todas as chamadas de emergência de proteção civil, segurança pública e emergência médica".

A polícia detalha a natureza da avaria verificada: "Na realidade verificou-se uma avaria na central elétrica que suporta o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, a qual condicionou o atendimento final das chamadas telefónicas transferidas a partir dos centros do serviço 112. Perante esta situação o INEM acionou em coordenação com o serviço 112 os seus planos de contingência o que permitiu a continuidade do fluxo de chamadas de emergência médica entre o serviço 112 e os CODUs".

 

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