Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

COLECTIVIDADES VÃO PÔR PORTUGAL EM MOVIMENTO

A Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio (FPCCR) vai promover, a partir de Janeiro, um projecto que visa tirar os portugueses do sedentarismo do seu dia-a-dia, denominado ‘Agita Portugal’, revelou ao Correio da Manhã Odete Graça, técnica-executiva desta iniciativa.
29 de Dezembro de 2002 às 00:00
O elo escolhido para ligar a ideia à prática são os 20 mil clubes populares filiados naquela estrutura associativa.

Em termos práticos, o projecto pretende uma "mudança" no quotidiano dos cidadãos, "levando-os a apanhar o autocarro numa paragem antes ou depois do habitual, evitar o elevador e subir as escadas, não passar o dia sentado na praia ou, simplesmente, criar o hábito semanal de fazer um passeio a pé com um grupo de amigos", especifica esta especialista em Educação Física e Gestão do Desporto.

O ‘Agita Portugal’ enquadra-se no espírito da Organização Mundial de Saúde (OMS), que procura aliar a actividade física, à saúde e ao bem-estar, tentando sensibilizar as entidades sociais e governamentais para a criação de programas e projectos que visem a qualidade de vida das populações.

Os responsáveis consideram a FPCCR com o perfil para ser o suporte da iniciativa, lançada na base do voluntariado, e destinada a toda a população, sejam homens, mulheres, jovens, adultos ou pessoas da terceira idade.

Odete Graça justifica a necessidade de "agitar" os vários estratos da população, no caso dos jovens considerando que a actividade é importante na sua formação, crescimento e criação de bons hábitos, para os adultos reforçando o papel do convívio e entre a camada mais idosa da população tentando prevenir o isolamento.

Para fazer chegar a ideia às pessoas, o tipo de dinamização passa pelos clubes e associações populares espalhados pelo País. Daí que, os mentores da ideia se encontrem nos primeiros dias do próximo mês na sede da FPCCR, para tentar encontrar as primeiras pessoas a nível local, designadas por "agentes animadores".

Os referidos elementos terão de ser alvo de uma formação específica de forma a estarem preparados para animar e organizar as actividades.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)