Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Comboio embateu contra árvore em Pombal

Não há registo de vítimas.
5 de Janeiro de 2016 às 16:24
Comboio, acidente, Pombal, CP, Ana Portela, Albergaria dos Doze, transportes, transporte ferroviário, acidentes e desastres
Comboio, acidente, Pombal, CP, Ana Portela, Albergaria dos Doze, transportes, transporte ferroviário, acidentes e desastres FOTO: CMTV
A queda de uma árvore na linha do Norte, no concelho de Pombal, danificou esta terça-feira um comboio e está a afetar a circulação ferroviária, mas não há vítimas a registar, informou fonte da Comboios de Portugal (CP).

Este é um dos principais constrangimentos na circulação ferroviária provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir nos últimos dias.

Em declarações à agência Lusa, a porta-voz da CP, Ana Portela, disse que pouco antes das 11h00 um comboio Intercidades embateu num pinheiro que caiu sobre a linha do Norte, na zona de Albergaria dos Doze.

Os passageiros do comboio que fazia a ligação entre Lisboa e Braga saíram ilesos do acidente e foram transbordados para o comboio Alfa Pendular que efetuava o mesmo trajeto e que seguia atrás, referiu a mesma fonte.

Circulação em via única
Às 15h30, a circulação ferroviária estava a processar-se em via única, entre as estações de Caxarias e Albergaria dos Doze, "causando atrasos até ao máximo de meia hora".

Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) adiantou à Lusa que o comboio Intercidades já foi retirado do local do acidente, mas que é necessário proceder à reparação da catenária, que sofreu danos "significativos", não havendo previsão para a reposição da normalidade na circulação ferroviária no troço em causa.

Além deste caso, registaram-se na segunda-feira vários desprendimentos de terras, quedas de pedras e árvores de grande porte, afetando a circulação em alguns troços ferroviários nas linhas do Minho, Douro, Tua, Beira Alta e Vouga.

Em comunicado, a IP refere que todas estas situações já foram resolvidas pelas equipas de manutenção da empresa, tendo as normais condições de circulação sido repostas ao longo do dia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)