Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Combustíveis: Fraude de 120 milhões com ligações a Portugal

A Guardia Civil espanhola e a Agência Tributária desmantelaram duas organizações criminosas suspeitas de uma fraude de 120 milhões de euros no sector dos hidrocarbonetos, durante uma operação que levou à detenção de 30 pessoas em 15 províncias espanholas.
16 de Julho de 2012 às 11:59
As redes desmanteladas envolviam empresas na Alemanha, Reino Unido, Paquistão, Bélgica, Portugal, Itália, Emiratos Árabes Unidos, Panamá e Espanha.
As redes desmanteladas envolviam empresas na Alemanha, Reino Unido, Paquistão, Bélgica, Portugal, Itália, Emiratos Árabes Unidos, Panamá e Espanha. FOTO: Luís Vieira / Record

As redes desmanteladas envolviam empresas na Alemanha, Reino Unido, Paquistão, Bélgica, Portugal, Itália, Emiratos Árabes Unidos, Panamá e Espanha.

 

Os dois grupos desmantelados em Espanha dedicavam-se a comprar grandes quantidades de gasóleo e gasolina fugindo ao pagamento do IVA, o que lhes permitia vender posteriormente esses produtos a preços sem concorrência, segundo uma nota da Guardia Civil divulgada esta segunda-feira.

 

O volume de negócios detectado nas contas bancárias vinculadas a estas organizações criminosas supera os mil milhões de euros.

 

Durante a operação, conhecida como ‘Bashnya', que começou em Fevereiro de 2011, e foi desenvolvida em Espanha, Portugal e Suíça, foram detidas 30 pessoas por suspeita de crimes de branqueamento de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documentos.

 

Foram ainda detidos por crimes contra a livre concorrência e contra o erário público.

 

Para além disso, realizaram-se 23 buscas em habitações e empresas da rede, durante as quais foi possível recuperar bens num valor superior a 55 milhões de euros.

 

Até à data foram apreendidos 79 veículos de alta cilindrada, 209 imóveis, 20 milhões de euros em várias contas bancárias e 3,5 milhões de litros de combustíveis.

 

As duas organizações operaram durante quatro anos no sector dos hidrocarbonetos (gasolina e gasóleo) na Catalunha, no centro da península e na Galiza.

Gasolina gasóleo combustíveis fraude Espanha Portugal
Ver comentários