Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Comemora 104 anos

Exprime-se com dificuldades, mas ainda gosta de cantarolar modas antigas. Maria Custódia completa hoje 104 anos de vida, sendo uma das pessoas mais velhas da região. Segundo apurou o CM junto do Instituto da Segurança Social, só há 80 pensionistas algarvios centenários.
18 de Maio de 2009 às 00:30
Maria Custódia ainda mantém o hábito de cantar modas antigas
Maria Custódia ainda mantém o hábito de cantar modas antigas FOTO: Miguel Veterano Júnior

Maria Custódia ajudou, durante 30 anos, a nascer muitos bebés do concelho de Monchique, onde sempre viveu. "Ela ia a todo o lado fazer de parteira. Nesses tempos as grávidas não iam para os hospitais", relata ao CM Maria Rodrigues, que apesar de "cega pela diabetes" mantém a mãe consigo.

A centenária sempre viveu no campo e da agricultura, em condições muito difíceis. Ultrapassou os momentos mais custosos com a sua fé em Deus. Teve cinco filhos, mas dois já morreram, e conta com 11 netos, 16 bisnetos e trineto. O marido morreu há cerca de 30 anos.

Maria Custódia ouve com dificuldades e já lhe falta lucidez. Mas ao ouvir dizer que o que é preciso é saúde, não perdeu tempo a responder: "Saúde e dinheiro."

Apesar das limitações de locomoção, a centenária ainda procura fazer a cama sozinha e dobrar a roupa. Uma noite escapou para a rua e por pouco não foi atropelada por um automóvel. Hoje haverá bolo de aniversário, mas a grande festa, com toda a família, só acontecerá sábado.

Ver comentários