Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Comida típica rende milhões no Alto Minho

É uma iniciativa de créditos firmados. Os ‘Domingos Gastronómicos’, que a Região de Turismo do Alto Minho (RTAM) apresenta esta semana, rendem a 300 restaurantes dos 13 concelhos que integram a iniciativa mais de quatro milhões de euros.
15 de Janeiro de 2007 às 00:00
Pelas contas da Região de Turismo, os fins-de-semana dedicados aos pratos típicos de cada um dos 13 concelho atraem ao Alto Minho mais de 500 mil pessoas, provenientes de todas as regiões do País.
“Isto começou devagar, mas cresceu sempre e de forma muito sustentada. Por isso, na décima oitava edição apresentamos metas e expectativas que, há uma década, eram impensáveis”, disse ao Correio da Manhã Francisco Sampaio, presidente da RTAM.
O primeiro dos ‘Domingos Gastronómicos’ contempla o concelho de Terras de Bouro, já no próximo dia 3 de Março, e tem como prato principal o cozido de feijão com couves.
Segue-se os Arcos de Valdevez, a 11, com o Cozido à Minhota, Monção, a 25, com a lampreia, que é também o prato típico de Esposende, no dia 4 de Março.
Valença serve, no segundo domingo de Março, o Cabrito à Moda de Sanfins e Barcelos e no domingo seguinte apresenta as tradicionais Papas de Sarrabulho.
O Cabrito do Monte é o prato típico de Malgaço (25 de Março), Bacalhau à Gil Eanes ou de Viana do Castelo (1 de Abril) e Caldeirada à Pescador ou de Caminha (15 de Abril).
A 22 serve-se Arroz de Sarrabulho em Ponte de Lima, no dia 29 o Debulho de Sável em Vila Nova de Cerveira, a 6 de Maio, em Paredes de Coura, a Truta do Rio e, para finalizar, a 13 de Maio, a Vitela Barrosã, em Ponte da Barca.
Apesar de se denominar ‘Domingos Gastronómicos’, as refeições são servidas ao longo de todo o fim-de--semana, de sexta a domingo e, em alguns casos até durante todos os dias da semana.
Francisco Sampaio diz que “esta é a iniciativa gastronómica que mais restaurantes integra e que mais pessoas mobiliza para uma região”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)