Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Comité olímpico de Portugal alerta para abusos sexuais de atletas

Atletas menores estão “sujeitos a grande pressão”.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 26 de Abril de 2020 às 09:23
Violação
Violação
Mulher
Violação
Violação
Mulher
Violação
Violação
Mulher

O Comité Olímpico de Portugal (COP) apelou este sábado às autoridades desportivas para se "manterem vigilantes e disponíveis na adoção de estratégias de combate ao assédio e abuso sexual de jovens atletas" e a "canalizarem para as autoridades judiciais todos os indícios que ocorram sobre manifestações de abuso".

Em nota publicada na sua página da internet, o alerta do COP é suscitado porque o "universo desportivo tem vindo a ser assolado um pouco por todo o Mundo por uma onda de escândalos", que causam "profundos danos não apenas na integridade moral das vítimas, mas também na credibilidade e reputação das organizações desportivas e autoridades que agem de uma forma negligente e pouco cuidada perante indícios, sinais, alertas e até denúncias oficiais".

O COP recorda que atletas menores estão sujeitos a grande pressão competitiva e podem ser "confrontados com situações de abuso por parte de um colega ou de uma pessoa com quem têm um vínculo de confiança". Um relatório do Conselho da Europa, de 2015, estima que uma em cada cinco crianças seja vítima de algum tipo de abuso sexual.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)