Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Comunidade cigana com casas novas

A comunidade cigana de Famalicão foi ontem realojada em casas novas, após terem vivido mais de 30 anos em barracas. O sentimento geral é de alegria, mas os moradores ainda não esqueceram a demora na atribuição das habitações.
14 de Dezembro de 2010 às 00:30
A Urbanização das Bétulas recebeu ontem 150 novos moradores, que passaram o dia em mudanças
A Urbanização das Bétulas recebeu ontem 150 novos moradores, que passaram o dia em mudanças FOTO: Anabela Maganinho

O dia foi de expectativa na Urbanização das Bétulas, a nova morada de cerca de trinta famílias de etnia cigana. Antes, os 150 moradores faziam vida nas barracas, junto da estação de comboios da cidade, onde imperava a insalubridade.

"Estamos muito felizes. Na outra casa faltava-nos a casa de banho", contou ao CM Maria do Amparo Monteiro, 66 anos. A mulher viveu com os 12 filhos na antiga casa durante 30 anos e aponta as faltas de condições como ‘responsáveis' pelo estado de saúde debilitado do marido.

A filha do casal vai mais longe. "As casas já deviam ter sido dadas há muito tempo. Houve pessoas que faleceram por doença por estarem ali", acusa Luciana Dias.

Os novos inquilinos estiveram durante todo o dia em mudanças. A urbanização é composta por três blocos com 30 habitações (três T1, oito T2, treze T3 e seis T4), naquilo que foi um investimento municipal de 2,8 milhões de euros. As antigas casas vão ser demolidas para nascer ali um ‘transfer' rodoferroviário.

COMUNIDADE CIGANA FAMALICÃO CASAS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)