Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Concentração bate recorde

A Concentração Internacional de Motos de Faro de 2011 já é a edição com mais afluência de sempre na história do encontro. Ao final da tarde de ontem, já tinham entrado no recinto, instalado no Vale das Almas, mais de 30 mil pessoas, batendo o recorde de 2001. O número de ingressos vendidos chegou aos 30 100 .

16 de Julho de 2011 às 00:30
Concentração termina já amanhã
Concentração termina já amanhã FOTO: Luís Costa

"Na quinta-feira, já tivemos mais de 27 mil pessoas a ver o concerto dos Iron Maiden e isso foi antes do fim-de-semana, quando muita gente estava a trabalhar. Hoje [ontem] chegaram muitos e durante o dia de amanhã [hoje] ainda chegam mais", confirmou ao CM José Amaro, presidente do Moto Clube de Faro, entidade organizadora do evento.

Esta afluência, que o próprio Moto Clube reconhece que é parcialmente explicada pelo concerto dos Iron Maiden, surge no 30º aniversário da concentração, o que não é encarado como um mero acaso.

"O número máximo de pessoas que tivemos numa única concentração foi quando fizemos 20 anos, em que chegámos às 28 mil", continua José Amaro. "Nos aniversários marcantes, geralmente temos muito mais gente, Talvez gostem por ser um marco histórico", acrescenta o presidente do Moto Clube de Faro, que mesmo assim espera que o recinto se esvazie um pouco.

"Esperamos que muitos que tenham vindo ver os Iron Maiden se vão embora para poderem entrar as motas, porque não temos estruturas para aguentar mais de 30 mil pessoas. Não queremos barrar a entrada a quem vem mesmo à concentração", explica José Amaro.

Com mais dois dias pela frente, o também motard deseja que o encontro deste ano seja "uma concentração calma".

Até ontem, nem bombeiros nem GNR tinham registo de qualquer situação grave no recinto ou nas zonas limítrofes. De registar, porém, o acidente de quinta--feira, que matou um motard que ia a caminho de Faro.

HOMENAGEM EM CONCERTO MÍTICO

A actuação dos Iron Maiden levou milhares de fãs à concentração, e para todos foi um concerto mítico. Além de tocar os grandes êxitos, a banda fez questão de lembrar Manuel ‘Manu’ da Silva, membro do Moto Clube de Faro falecido em 2005, que tinha uma grande amizade com alguns elementos do grupo. "Dedicaram o concerto ao ‘Manu’, passaram imagens dele e referiram o nome várias vezes. Foi um momento especial", disse José Amaro.

CONCENTRAÇÃO MOTARD FARO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)