Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Concurso plurianual cria seis mil vagas

Tal como se previa, e apesar do protesto dos sindicatos dos professores, o Governo aprovou ontem em Conselho de Ministros o novo modelo de concurso de docentes, que passará a realizar-se de três em três anos e a partir de 2009 de quatro em quatro. Segundo afirmou a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, o concurso plurianual resultará na criação de seis mil vagas de quadro de escola.
13 de Janeiro de 2006 às 00:00
Depois do concurso deste ano, só em 2009 haverá outro
Depois do concurso deste ano, só em 2009 haverá outro FOTO: Francisco Gomes
“Vão ser criadas milhares de vagas que irão permitir a milhares de professores a vinculação aos quadros e a aproximação à família e à residência”, sublinhou a ministra, sem compreender a oposição dos sindicatos, uma vez que o objectivo é evitar o ‘desterro ‘ dos docentes para locais longínquos que tanto denunciaram ao longo dos anos.
O que os sindicatos contestam não é a vinculação às escolas, mas que os docentes insatisfeitos com as colocações não possam, durante três anos, alterar as respectivas situações. O próximo concurso arranca em Fevereiro e o processo só vai repetir-se em 2009. Depois os concursos serão feitos de quatro em quatro anos.
Os sindicatos adiaram acções de protesto, convencidos de que o Ministério da Educação vai aperceber-se do erro. Para já a ministra não parece disposta a isso, notando, ao invés, que o diploma traz “estabilidade para os professores, para as escolas e para os pais”.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Maria de Lurdes Rodrigues afirmou, no final do Conselho de Ministros, que metade das vagas de quadro de escola a criar respeitam a professores de educação especial, até agora integrados nos grupos disciplinares normais (Português, Matemática) e depois destacados. Após o destacamento, professores contratados, sem vínculo, preenchiam as vagas de origem deixadas vazias.
O decreto-lei ontem aprovado cria um grupo próprio para os professores de educação especial, com cerca de três mil lugares. Isto resulta, desde logo, na libertação de outras tantas vagas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)