Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Condutor atropela militar da BT

Um militar da Brigada de Trânsito (BT) da GNR de Aveiro ficou ferido num atropelamento ocorrido ontem, pelas 02h30, durante uma Operação Stop, numa das saídas da A29 em Ovar. O soldado, de 40 anos, sofreu escoriações numa perna e num braço e foi transportado ao Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, vindo a receber alta pouco depois.
6 de Maio de 2007 às 00:00
O atropelamento ocorreu num dos acessos à A29 em Ovar
O atropelamento ocorreu num dos acessos à A29 em Ovar FOTO: ARQUIVO CM
Ao que o CM apurou, junto de fonte da BT, o condutor, que viria a apresentar uma taxa de álcool superior a 0,5 gramas por litro de sangue, não obedeceu à ordem de paragem do militar que, com mais quatro patrulhas, realizava uma operação regular de fiscalização automóvel na rotunda de acesso à A29, na localidade de Arada.
O automobilista envolvido é um jovem de 19 anos, residente em Ovar, que tem carta de condução há cerca de 9 meses e que, de acordo com a mesma fonte, “assume não ser um condutor muito experiente e alega que se atrapalhou” ao aperceber-se da operação policial.
O jovem, depois de embater no militar e de o projectar alguns metros contra o solo, parou a viatura e entregou-se voluntariamente.
“Mostrou estar preocupado com o que tinha acontecido e disse várias vezes que não viu o militar e que só se apercebeu quando sentiu o embate”, salienta fonte da BT de Aveiro.
Logo após ter sido accionado o socorro ao soldado, o condutor foi submetido ao teste de álcool, acusando uma taxa proibida, mas abaixo da taxa crime de 1,2 gr/litro. Este facto, a juntar ao pedido de desculpa, leva os responsáveis da GNR a acreditar que “o acidente não ocorreu com dolo”, ou seja, que não houve intenção de ferir o militar.
O jovem foi identificado e mandado em liberdade, mediante o pagamento de uma multa de 300 euros por causa da taxa de alcoolemia. A BT poderá ainda levantar-lhe outra contra-ordenação, de 500 euros, por desobediência ao sinal de paragem.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)