Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Condutor morre em contramão (COM VÍDEO)

Um condutor que circulava em contramão numa via rápida em Santarém morreu ontem de manhã numa colisão frontal com outro veículo. Florêncio Fernandes, de 68 anos, viajava acompanhado pela mulher, Deolinda Silva, de 66, que ficou ferida com gravidade.
12 de Março de 2011 às 00:30
Florêncio Fernandes faleceu no local do acidente
Florêncio Fernandes faleceu no local do acidente FOTO: João Nuno Pepino

O acidente ocorreu pelas 9h30, em hora de ponta, na circular urbana D. Luís I. A divisão de trânsito da PSP de Santarém está a investigar em que acesso o condutor entrou em contramão. Presume-se que o casal, residente no concelho da Chamusca, atravessou a ponte Salgueiro Maia desde Almeirim, e virou em sentido contrário quando chegou à entrada de Santarém. Depois de percorrer mais de dois quilómetros em contramão, no sentido Norte-Sul, aconteceu a colisão.

O condutor do outro veículo, um BMW 560 topo de gama, ficou ileso, queixando-se apenas de algumas dores nos membros inferiores. A violência do embate deixou o carro conduzido por Florêncio Fernandes, um Toyota Corolla, em cima do separador central, ao passo que o BMW fez um pião e foi embater no muro da estrada, a 20 metros do local da colisão. O casal foi desencarcerado pelos Bombeiros Municipais de Santarém.

O óbito de Florêncio Fernandes foi declarado no local. A sua mulher "sofreu algumas fracturas que, provavelmente, vão determinar o seu internamento por mais de 24 horas, mas não corre perigo de vida", disse ontem à tarde o director clínico do Hospital de Santarém, José Marouço.

"EXPERIENTE AO VOLANTE"

A vítima mortal era natural de Paço dos Negros, no concelho de Almeirim, mas residia há muitos anos na aldeia de Parreira, perto da Chamusca. Segundo conseguimos apurar, foi empresário agrícola, mas estava reformado há três anos. Deixa a mulher, duas filhas maiores e duas netas menores. "Era uma pessoa bastante conhecida aqui na vila e estimada pela população. Tanto ele como a família", disse o presidente da Junta de Freguesia da Parreira, Manuel António, lamentando o acidente. O condutor tinha alguns problemas de saúde "que o andavam a afectar há uns meses", adiantou. Apesar da idade, "ele era uma pessoa bastante experiente ao volante", garante o autarca, que não encontra explicação para o facto de Florêncio Fernandes ter entrado em contramão na via rápida em Santarém.

acidente colisão morto condutor santarém
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)