Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Condutores assaltados

Dois casos separados por oito horas e poucos quilómetros puseram fim a uma certa acalmia que se registava nos assaltos pelo método de ‘carjacking’. Um caso em Vila do Conde e outro no concelho da Trofa recordaram a vaga de crimes que varreu toda a região Norte nos primeiros três meses do ano.
26 de Julho de 2006 às 00:00
Condutores assaltados
Condutores assaltados FOTO: Rui Filipe Moreira
Eram 03h00, em Muro, Trofa, quando dois assaltantes armados de pistolas ‘emboscaram’ um Mercedes C220 CDI, de cor preta. Apontaram as armas ao condutor e obrigaram-no a dar-lhes a chave da viatura. Arrancaram ao volante.
A vítima, empresário da noite, foi assaltada quando levava duas ‘strippers’ para casa. Fez um desvio que não era habitual e, ao parar num monte pouco iluminado, foi abordado pelos assaltantes.
Os contornos deste caso estão a levantar suspeitas às autoridades e, por isso, a PJ interrogou o empresário e as duas mulheres que o acompanhavam.
Antes, às 19h00 de segunda-feira, no parque de estacionamento do Outlet Factory, em Modivas, Vila do Conde, três indivíduos armados surpreenderam o proprietário de um Wolkswagen Passat.
Isto após terem falhado uma tentativa de roubo, já que, minutos antes, tinham entrado na farmácia Barreto, na Trofa, e de arma em punho exigiram o dinheiro. Mas perante a inusitada resistência do dono da farmácia, que disse ter uma arma, os assaltantes fugiram. Pelo caminho ainda roubaram uma carteira a uma mulher que passava na rua.
“COMBATE MUITO DIFÍCIL”
Depois de uma quebra de casos de ‘carjacking’, estas duas ocorrências voltam a preocupar as autoridades.
“Quando os casos são muitos há um maior patrulhamento nas estradas e isso desmobiliza os criminosos. Penso que deixaram passar algum tempo para voltar a atacar”, disse ao CM o Capitão Rui Silva do Destacamento da GNR de Santo Tirso.
“Estamos atentos a este tipo de criminalidade, mas quando os casos são isolados torna-se difícil o combate. Os assaltantes andam em carros roubados e as vítimas ficam em choque e pouco conseguem ajudar na investigação”, disse.
GANG LEVARAM 50 CARROS
Em Janeiro último, a PJ deteve um grupo de homens que roubou 50 carros no Norte do País. Além de se dedicarem a assaltar carrinhas de transporte de valores, da Prossegur e da Esegur, os oito detidos tinham uma garagem de recuo e ao seu serviço dispunham de vários subgrupos de apoio para realizar roubos através do método de ‘carjacking’. A PJ conseguiu apreender 17 viaturas roubadas. As restantes terão sido vendidas para países africanos e da Europa de Leste.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)