Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Conferência da ONU sobre desertificação

A capital espanhola é palco da VIII Conferência da ONU sobre a luta contra a desertificação. Representantes de quase 200 países analisam este problema que afecta já um terço da superfície terrestre e ameaça 1.200 milhões de pessoas.
3 de Setembro de 2007 às 09:17
A conferência, até 14 de Setembro, vai procurar que se avance com acções mais concretas, nomeadamente um plano de dez anos contra a deswertificação e uma aplicação mais eficaz do Convénio das Nações Unidas sobre a luta contra a desertificação.
A par das reuniões oficiais de representantes dos governos, das agências das Nacções Unidas, de organismos inter-governamentais e de organizações ambientais, reúnem-se também representantes de organizações ambientais de todo o Mundo, que procurarão analisar e aprovar um texto a apresentar à conferência das Nações Unidas
35 POR CENTO NA PENÍNSULA IBÉRICA
Dados das Nações Unidas estimam que na Península Ibéria, entre 30 e 35 por cento da sua superfícia esteja já em risco significativo de desertificação, sobretudo no sul e no centro da Meseta castelhana.
Segundo o secretário e exercício do Convénio de Luta contra a Desertificação, Gregoire de Kalbermatten, a desertificação atinge cerca de um terço da superfície da Terra e que dois terços dos pobres vivem em zonas secas. O problema atinge directamente 1.200 milhões de pessoas, sobretudo em África.
A exploração exagerada de recursos, factores climáticos e humanos são tidos como as principais do aumento da desertificação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)