Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Confessa matar a golpes de enxada

André Godinho, de 34 anos, confessou em Tribunal todos os crimes de que está acusado. Descreveu pormenores e a atuação dos seus cúmplices
2 de Outubro de 2013 às 10:22
André Godinho ontem, à entrada no Tribunal de Albufeira, onde está a ser julgado por 18 crimes
André Godinho ontem, à entrada no Tribunal de Albufeira, onde está a ser julgado por 18 crimes FOTO: Miguel Veterano

Entrou impávido e sereno no Tribunal de Albufeira e sorriu enquanto ouviu a juíza descrever os 18 crimes de que está acusado. E nas declarações que prestou ao coletivo de juízes, confirmou quase todo o teor da acusação.

André Godinho, de 34 anos, responsável por três meses de terror na região, durante o verão do ano passado, não hesitou mesmo em dar pormenores do homicídio de José António Pires, de 75 anos, que matou à pancada, num terreno agrícola, em Paderne: "Pedi-lhe a carteira, ele recusou e disse que me dava um tiro. Dei-lhe dois socos, agarrei na enxada e matei-o, com duas pancadas na cabeça. Uma atingiu-o no pescoço".

André garante que, nessa altura, estava acompanhado de Inês Alfarroba, então sua namorada, também arguida no processo, tal como o amigo Cláudio Neves. Estes dois respondem por seis crimes, em coautoria, tendo a sua participação sido confirmada por André.

O homicida apenas hesitou quando o coletivo lhe pediu para descrever a sua atuação na tentativa de homicídio de uma professora de Faro. Sequestrou-a e depois tentou matá-la, apedrejando-a e ateando fogo ao mato junto à árvore onde a amarrou, em Castro Marim. "É-me penoso falar disso, tenho mãe e irmã. Nessa altura já estava em fuga e só queria o carro dela. Mas tudo o que está na acusação é verdade", afirmou. André garantiu, contudo, estar "arrependido": "Andava a consumir muita droga, no meu estado normal não teria cometido aquelas atrocidades. Foi a loucura".

morte enxada albufeira homicídio andré godinho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)