Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Congeladas vagas nas Universidades

O Ministério da Ciência, tecnologia e Ensino Superior vai congelar o número de vagas para o concurso de acesso ao Ensino Superior público no ano lectivo de 2006/07, com excepção dos cursos de Medicina e Enfermagem, que serão autorizados a aumentar em 10 por cento o número de novos lugares disponíveis.
7 de Junho de 2006 às 08:21
De acordo com um anteprojecto de despacho a que o ‘Diário Económico’ teve acesso, o Governo proíbe ainda a redução dos lugares nos Cursos de Ciências e Tecnologias, sendo que o número total de vagas de cada estabelecimento de ensino superior não pode exceder a soma das vagas fixadas para esse mesmo estabelecimento no ano lectivo de 2005/06.
Outra das medidas a implementar estipula que as licenciaturas com menos de 20 novos alunos deixem de ser financiadas pelo Estado. Com este leque de medidas, o Governo pretende “combater o desperdício” e garantir um “equilíbrio global da rede”, procurando conseguir um maior equilíbrio entre a oferta e a procura e evitar que fiquem por preencher milhares de vagas em alguns cursos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)