Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

CÔNSUL DO CHILE HUMILHADO NA PRISÃO DA CARREGUEIRA

Jorge Salinas, consul do Chile em Portugal, foi barrado, revistado e quase despido à entrada da prisão da Carregeira. O incidente, que o deixou literalmente de calças na mão, ocorreu esta semana, quando Jorge Salinas se dirigiu àquele estabelecimento prisional para visitar um detido chileno.
18 de Setembro de 2004 às 00:00
“Até o cinto o obrigaram a tirar das calças no pórtico detector”, contou ao CM uma fonte do estabelecimento. Jorge Salinas sentiu-se humilhado e manifestou a intenção de apresentar protesto no Ministério dos Negócios Estrangeiros. A tensão subiu ao ponto de o próprio sub-director dos serviços prisionais ser chamado a intervir.
“Houve, de facto, um mal entendido, mas os serviços prisionais já apresentaram desculpas ao senhor cônsul e à Embaixada do Chile”, disse ao nosso jornal Assunção Júdice, porta-voz daquela direcção-geral.
Quanto aos termos em que se gerou o incidente, Assunção Júdice nada adiantou, reafirmando que o caso “com o senhor cônsul já foi sanado”.
Instado pelo CM a comentar o incidente, Jorge Salinas considerou-o “apenas um impasse”. Admitindo que a revista tenha sido feita por “um funcionário mais zeloso”, o cônsul chileno acrescentou: “Houve aquele momento desagradável, mas já está tudo resolvido com as autoridades portuguesas”.
O CM sabe, contudo, que se viveram momentos de tensão na prisão e que o protesto diplomático esteve por um fio. “Sou diplomata, nada irei comentar. O que aconteceu já foi sanado”, referiu Jorge Salinas.
O diplomata há muito que apresentou as credenciais de cônsul do Chile a Jorge Sampaio e, no momento do incidente, era a mais alta individualidade chilena creditada em Portugal, já que o embaixador está ausente.
Jorge Salinas deslocou-se à Carregueira para visitar o único detido chileno naquela prisão.
Refira-se que hoje se comemora, em tudo o Mundo, o Dia nacional do Chile.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)