Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

CONSUMO DE CANNABIS AUMENTOU EM PORTUGAL

O consumo de cannabis aumentou em Portugal durante o ano 2003, sobretudo entre os mais jovens e a população escolar. No mesmo período, o número de mortes relacionadas com o consumo de estupefacientes diminuiu, sendo mesmo o mais baixo dos últimos cinco anos.
30 de Setembro de 2004 às 08:33
CONSUMO DE CANNABIS AUMENTOU EM PORTUGAL
CONSUMO DE CANNABIS AUMENTOU EM PORTUGAL FOTO: d.r.
Estas são duas das conclusões do relatório “Situação do País em Matéria de Droga e Toxicodependências”, que o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) apresenta esta quinta-feira, em Lisboa, que revela que se registaram 152 mortes no ano passado relacionadas com o consumo de drogas.
De acordo com os exames toxicológicos efectuados no Instituto Nacional de Medicina Legal, o número de óbitos ligados, directa ou indirectamente, ao consumo de estupefacientes registado em 2003 contabilizou menos quatro casos que em 2002, contra 280 em 2001, 318 em 2000 e 369 em 1999.
Ainda de acordo com este estudo, os dados recolhidos pelo IDT durante o ano passado permitem concluir que ocorreu uma diminuição dos casos de Sida relacionados com a toxicodependência, sendo que a heroína continua a ser a droga com consumos mais problemáticos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)