Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Contabilista de Arouca desviou 84 mil euros

Maria Mafalda Gonçalves acusada de ficar com dinheiro de 11 pessoas.
Ana Isabel Fonseca 19 de Março de 2018 às 08:40
Tribunal Santa Maria da Feira
Tribunal Santa Maria da Feira
Tribunal Santa Maria da Feira
Tribunal Santa Maria da Feira
Tribunal Santa Maria da Feira
Tribunal Santa Maria da Feira
Maria Mafalda Gonçalves, contabilista em Arouca, está acusada de se ter apoderado de cerca de 84 mil euros, entre 2009 e 2016. O dinheiro pertencia a 11 trabalhadores independentes que eram clientes da arguida, de 61 anos. As vítimas foram enganadas e tiveram de enfrentar problemas com a Segurança Social, nomeadamente ações de execução. Maria Malfada começa a ser julgada em maio, no Tribunal de Santa Maria da Feira.

A arguida está acusada de 11 crimes de abuso de confiança, sete deles na forma agravada.

A acusação do Ministério Público refere que Maria Mafalda ludibriou pessoas que têm pequenos negócios nas áreas de construção civil, serralharia, comércio ou até do ramo automóvel. Todos os meses, as vítimas entregavam à arguida o dinheiro para os pagamentos à Segurança Social, mas a contabilista ficava com o mesmo para si.

"A arguida atuou movida pela facilidade com que sucessivamente lograva concretizar os seus intentos, tanto mais que os ofendidos apenas tiveram conhecimento da existência de dívidas quando foram alvo de processos de penhoras e de execução", diz a acusação.

PORMENORES
Arguida em liberdade
Maria Mafalda aguarda julgamento em liberdade, sujeita a termo de identidade e residência. Está ainda suspensa da sua atividade como contabilista.

Várias testemunhas
O Ministério Público arrolou já na acusação um total de 20 testemunhas, entre as quais se encontram as 11 vítimas.

Nunca devolveu dinheiro
A acusação do Ministério Público diz que, até hoje, Maria Mafalda Gonçalves nunca devolveu qualquer quantia às pessoas que lesou com a sua conduta.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)