Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Convento de S. Francisco está à venda por 5 milhões de euros

Imóvel, agora em ruínas, pode ser aproveitado para habitação, hotel, residência sénior ou equipamento de saúde.
Sofia Garcia 17 de Abril de 2019 às 08:18
Convento de S. Francisco foi edificado em 1410. É um monumento classificado, mas encontra-se agora em ruínas
Convento de S. Francisco foi edificado em 1410. É um monumento classificado, mas encontra-se agora em ruínas FOTO: Rui Minderico
Foi esta semana colocado à venda, por 5 milhões de euros, o Convento de S. Francisco, um dos monumentos classificados de Setúbal.

O CM confirmou a venda do imóvel histórico junto da Estamo, a empresa pública que gere o património imobiliário do Estado, que estabeleceu um prazo máximo para a apresentação de propostas até ao dia cinco de maio deste ano.

No site oficial da empresa estatal pode ler-se uma descrição do Convento de S. Francisco bem como mais-valias do mesmo, apresentadas naquela página como tendo bons acessos e situado numa zona com uma boa rede de transportes.

Para além do caráter histórico do monumento, com 78 mil metros quadrados, a Estamo realça o facto de o mesmo estar localizado a poucos minutos do Hospital da Luz, na Estrada Nacional 10.

De acordo com a empresa imobiliária do Estado, quem comprar a ruína do Convento de S. Francisco vai poder edificar numa área de cerca de 20 mil metros quadrados, predominantemente para habitação, ou optar por usar 27 800 metros quadrados para a construção de um hotel, aparthotel, residência sénior ou para edificação de um equipamento de saúde.

São estas as opções delineadas pela Estamo, de acordo com o Plano Diretor Municipal de Setúbal.

O Convento de S. Francisco, agora em ruína, foi edificado em 1410 num terreno doado por D. Maria Eanes Escolar. Em 1619 teve visita de Filipe III de Castela. Em 1749 sofreu melhoramentos, nomeadamente na capela-mor, que estava em ruína, e em 1755 foi atingido pelo terramoto de Lisboa.

Antes de ficar devoluto chegou a ser adaptado a quartel.

Está agora à venda.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)