Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Cornadas provocam 2 feridos

Dois homens ficaram ontem feridos durante a largada de toiros nas ruas de Vila Franca de Xira, na edição dos 77 anos da Festa do Colete Encarnado.
6 de Julho de 2009 às 00:30
Homem levou várias ‘marradas’ de um dos toiros, durante a largada
Homem levou várias ‘marradas’ de um dos toiros, durante a largada FOTO: Pedro Catarino

Os dois feridos foram, de imediato, assistidos pelos bombeiros. Um dos homens, Adrião, com cerca de 50 anos, teve mesmo de receber assistência hospitalar, depois de ter levado várias cornadas de um toiro, que não o largou durante dez segundos. Apesar da violência das investidas do animal, como mostram as imagens, o homem saiu sorridente e pelo próprio pé, sofrendo algumas escoriações, tendo sido transportado pelos bombeiros para o Hospital Reynaldo dos Santos.

Milhares de aficionados assistiram às investidas dos animais que foram largados pelas ruas da cidade. Graciano Fernandes, de 49 anos não perde as largadas de toiros da Festa do Colete Encarnado há vários anos. "Costumo vir sempre. Gosto deste ambiente, da adrenalina que se vive." Para Sílvia Oliveira, este é "um momento de festa, único na cidade". "Sempre morei aqui e venho a estas festas desde que me lembro. É uma tradição, é algo que já está no sangue", contou a jovem de 29 anos.

De frente para o toiro estava Graciano Freitas, de 47 anos, morador na Azambuja. "Gosto de estar em contacto com o toiro, desde pequeno que faço isto e vou continuar até poder."

Depois da largada de toiros que animou a manhã, a festa continuou à tarde com um espectáculo de folclore e a ‘Maratona Cycling do Colete Encarnado’. Ao final da tarde, os campinos juntaram-se para um jantar de convívio. "Venho pela tradição e pela festa", disse o campino Francisco Reis, de Santarém, que há 25 anos participa nas Festas do Colete Encarnado.

SAIBA MAIS

JOSÉ VAN-ZELER PALHA

Agrário que promoveu, pela primeira vez, a festa do Colete Encarnado, reunindo os ingredientes das festas do campo: o homem, o toiro e o cavalo.

1932

Ano em que se realizou a primeira festa do Colete Encarnado. Desde então, com interrupção nos anos da II Guerra Mundial, que se realiza a maior festa da zona ribeirinha.

4000

Número de pegas que o grupo de forcados de Vila Franca de Xira realizou em 75 anos. Durante estes anos, participaram em cerca de mil corridas.

PRAÇA PALHA BRANCO

Praça de toiros vilafranquense que é o centro das festas do Colete Encarnado. A praça foi inaugurada em 1901 e dispõe de mais de quatro mil lugares sentados. É propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)