Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Corpos resgatados em Abril

Os corpos de oito soldados portugueses mortos em combate há 34 anos, na Guiné, poderão ser trasladados para Portugal já no próximo mês. O general Avelar dos Santos, da União Portuguesa de Pára-quedistas, garantiu ontem que “está tudo pronto a nível logístico para a operação de Guidaje [localidade onde estão enterrados]” e mostrou-se confiante na evolução favorável do processo burocrático junto do governo guineense.
19 de Março de 2007 às 00:00
Veteranos de guerra estiveram ontem em festa em Braga
Veteranos de guerra estiveram ontem em festa em Braga FOTO: Mário Fernandes
“Falta apenas oficializar a autorização do governo da Guiné-Bissau, de onde temos boas indicações, o que nos permite prever que já em Abril poderemos consumar a operação, que estamos a levar a cabo juntamente com a Liga dos Combatentes”, adiantou o general Avelar dos Santos, que ontem participou em Braga nas comemorações do oitavo aniversário da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra (APVG).
Em causa estão os corpos de oito soldados lusos mortos durante o cerco e o ataque ao aquartelamento português de Guidaje, no Norte da Guiné, em Maio de 1973. Os militares foram enterrados numa zona com dez campas, duas de guineenses que lutavam por Portugal.
Entre os mortos portugueses encontram-se cinco soldados do Exército (três naturais de Trás-os-Montes e dois da Madeira) e três pára-quedistas: José Lourenço (Cantanhede), António Vitoriano (Castro Verde) e Manuel Peixoto (Vila do Conde). Estima-se que 1250 portugueses tenham sido enterrados em campos de batalha do Ultramar.
EX-COMBATENTES
NOVA FEDERAÇÃO
Oito associações nacionais de veteranos de guerra integram a Federação das Associações de Ex-Combatentes, que deve entrar em funcionamento dentro de dois meses. Com presidência rotativa, a estrutura tem sede em Tondela e representa cerca de 120 mil associados.
ANIVERSÁRIO DA APVG
A Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra assinalou ontem em Braga o 8.º aniversário, com a inauguração de novas instalações, em cerimónia presidida pelo tenente-coronel Ludovico Jara Franco, responsável pelo departamento dos combatentes no Ministério da Defesa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)