Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

CORRIDA PARA A MORTE

Uma mulher morreu ontem, pouco depois das 13h00, quando a viatura que conduzia foi colhida na passagem-de-nível da zona da Bonita, freguesia de Pontes-Gâmbia-Alto da Guerra, perto de Praias-do-Sado, por uma máquina que circulava na Linha do Sul, no sentido Barreiro-Faro.
29 de Dezembro de 2002 às 00:00
Até às 21h00, a operação de Ano Novo da GNR, ontem iniciada, registava já cinco mortes nas estradas.

Florbela Maria, com cerca de 45 anos, residente em Palmela, conduzia um Nissan Patrol, não respeitou a sinalização semafórica no local e foi esmagada pela máquina.

O maquinista accionou, de pronto, o travão de emergência, mas tal não impediu que o veículo, então transformado em monte de sucata, fosse arrastado ao longo de 290 metros, até os rodados dianteiros esquerdos terem descarrilado.

Só então a espessa nuvem de fumo negro, formada na sequência do embate, começou a dissipar-se.

“Ela devia estar com muita pressa pois ultrapassou as duas carrinhas que estavam paradas à espera que a cancela abrisse e foi meter-se mesmo à frente da máquina. Nem se deve ter apercebido que a máquina estava ali mesmo, pois não fez qualquer travagem ou sequer tentou algum desvio” disse ao CM um popular residente perto do local do sinistro, junto ao parque de campismo da Gâmbia.

Pelas 16h04 chegou ao local um comboio de socorro, para retirar os restos da viatura debaixo da frente da máquina e recolocar todos os seus rodados na via férrea. A referida operação ainda prosseguia ao princípio da noite. Segundo informação recolhida pelas 21h00 junto da CP, a circulação na Linha do Sul ainda não tinha sido reposta.

CINCO MORTOS EM 21 HORAS


Cinco mortos e cinco feridos graves foram registados até às 21h00 de ontem pela Brigada de Trânsito da GNR no primeiro dia da Operação de Ano Novo, que começou às 00h00 e termina às 24h00 de quarta-feira, dia 1 de Janeiro. As vítmas mortais resultaram de três despistes e duas colisões - uma das quais entre dois veículos ligeiros, em Paços de Ferreira, e outra entre uma viatura e uma máquina da CP, em Setúbal.

Os três despistes mortais ocorreram na Lousã, Monção e Vendas Novas respectivamente às 00h40, 15h00 e 16h10. O despiste na zona de Vendas Novas deu-se na A6, entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas, no sentido Sul/Norte, ao quilómetro 28. De acordo com fonte da GNR, neste acidente morreu um homem com cerca de 70 anos, que viajava no banco traseiro do carro, e ficaram gravemente feridas duas mulheres. Uma, com aproximadamente 30 anos, conduzia o veículo, e a outra, com cerca de 70 anos, viajava ao seu lado. A condutora foi transportada para o Hospital Distrital de Setúbal e o septuagenário foi evacuado de helicóptero para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

De acordo com dados estatísticos da BT/GNR, em 2001, no primeiro dia da operação, morreram duas pessoas e 11 ficaram gravemente feridas. Como dado a salientar, na primeira fase da operação não se registaram vítimas mortais nas auto--estradas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)