Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Costa de Caparica: INAG reforça linha costeira

O Instituto da Água vai iniciar até ao fim do mês uma obra de reforço da estabilidade na linha de costa da Costa de Caparica, depois de ter cancelado em Maio a terceira fase de alimentação artificial das praias.
14 de Dezembro de 2010 às 12:45
Obra deverá estar concluída em Fevereiro
Obra deverá estar concluída em Fevereiro FOTO: Diogo Pinto

Fonte do INAG explicou tratar-se do "prolongamento da obra de defesa costeira em cerca de 70 metros, acompanhando o traçado da duna, de forma a fazer uma concordância com a duna a Sul da praia de S. João". 

 

O estaleiro deverá começar a ser instalado ainda esta semana e a obra deverá estar terminada no início de Fevereiro.  

 

Serão "colocadas areias ao longo de cerca de 100 metros, de forma a  reforçar a duna e a zona de transição entre esta e a obra de defesa costeira".  Na prática, acrescentou a mesma fonte, "passa-se de uma margem de pedra para uma margem de areia".

 

O Instituto informou que esta intervenção tem um custo previsto de cerca  de 276 mil euros.  

 

Em Maio deste ano, o INAG anunciou o cancelamento da terceira fase de reposição de areias nas praias da Costa de Caparica, sustentando que as reposições de areia realizadas em 2008 e em 2009 tinham tido um resultado  "francamente positivo" e dispensavam temporariamente uma terceira intervenção. 

 

O INAG afirmou nessa altura que iria assegurar a monitorização da intervenção e que, dependendo dos resultados, a terceira fase de alimentação artificial das praias da Costa de Caparica e de S. João da Caparica seria perspetivada  para 2011.  

 

O projecto de alimentação artificial das praias da Costa de Caparica  e de S. João da Caparica começou em 2007 e deveria terminar em 2010.   

 

Previa-se inicialmente que fossem, ao todo, colocados dois milhões e  meio de metros cúbicos de areia na costa, com um custo de cerca de 22 milhões  de euros.  

 

Nas intervenções de 2008 e 2009 foram colocados cerca de dois milhões  de metros cúbicos de areia na costa. 

 

Costa de Caparica INAG Praia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)