Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Costa derrota Seguro no último combate

Autarca de Lisboa ganha por 66,1 %. Líder do PS com 25,3% em debate de ataques pessoais.
Cristina Rita e L.M. 23 de Setembro de 2014 às 23:48
António Costa nos estúdios da CMTV
António Costa nos estúdios da CMTV FOTO: Vítor Mota

O candidato às primárias do PS António Costa ganhou o último duelo televisivo da campanha contra o seu adversário, António José Seguro, segundo uma sondagem CM/Aximage. Os números são claros: 66,1 por cento a favor do autarca de Lisboa contra 25,3 por cento a favor do líder socialista. Para 8,6% dos inquiridos, a prestação de ambos mereceu um empate. António Costa ganhou dois dos três debates televisivos.

Clique na imagem em baixo para conhecer os resultados da sondagem

O último duelo televisivo, na RTP, acabou por ficar marcado por mais ataques pessoais entre os dois candidatos ao cargo de primeiro-ministro. A tensão subiu de tom quando o líder do PS usou o nome de Godinho de Matos, fundador do PS, apoiante de Costa como o rosto do partido invisível e do bloco de interesses: foi advogado da Ferrostaal [empresa que vendeu dois submarinos a Portugal] e ex-administrador do BES, escolhido por motivos políticos e que já disse perceber tanto de bancos como de calçadas.


O verniz estalou e o autarca de Lisboa argumentou que se Seguro tivesse tido contra o Executivo "um décimo da agressividade" demonstrada na campanha interna, Passos Coelho já tinha caído. Mais, acusou Seguro de "diabolizar" quem não o apoia. E rematou: "O que é que tu fizeste para atacar a corrupção?". O tom não poderia ser pior com o líder do PS a elencar as suas propostas no Parlamento e a avisar que não recebia "lições de moral". O autarca de Lisboa rematou: "Mas devias".

António Costa PS António José Seguro BES Parlamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)