Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

CP tira regional ao Alto Alentejo

A CP vai suprimir o serviço regional de comboios no ramal de Cáceres, no distrito de Portalegre, já a partir de 1 de Fevereiro. Em causa, segundo a empresa, está a pouca procura por parte dos passageiros. Em simultâneo, corre uma petição promovida pelo Grupo de Amigos da Ferrovia Norte Alentejana (GAFNA) para melhoramento e manutenção do serviço.
18 de Janeiro de 2011 às 00:30
Os amigos e utentes do serviço estão a promover uma petição contra o fim das ligações regionais
Os amigos e utentes do serviço estão a promover uma petição contra o fim das ligações regionais FOTO: direitos reservados

De acordo com a CP, esta medida "é uma questão de racionalidade de serviços e de sustentabilidade económica da empresa", visto que, segundo os dados da administração, a média de procura é de "três passageiros por comboio".

O ramal de Cáceres liga as estações de Torre das Vargens, Ponte de Sor, a Beirã, no concelho de Marvão, fazendo depois a ligação internacional à Extremadura espanhola, e passará a contar apenas com as ligações internacionais e inter-regionais.

A medida já era esperada há alguns meses na região, mas ontem veio a confirmação, e as vozes críticas já se fazem ouvir "O GAFNA vai apresentar a petição e quer pressionar o Governo para que perceba que o Norte Alentejano está a caminhar para um isolamento cada vez maior, com o encerramento do serviço regional do ramal de Cáceres", defende Paulo Fonseca, responsável pelo GAFNA. O movimento já recolheu centenas de assinaturas.

COMBOIOS CP PASSAGEIROS ALTO ALENTEJO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)