Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Criada linha de crédito para apoiar produtores de carne

O ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Suilva, anunciou esta segunda-feira a criação de uma linha de crédito de 47 milhões de euros para apoiar bovinicultores e suinicultores a fazer face aos altos custos de produção devido ao aumento na procura mundial de cereais.
7 de Abril de 2008 às 16:17

Para além desta medida, que também inclui avicultores e produtores de ovos, Jaime Silva criou também uma "comissão de acompanhamento da crise" a funcionar no ministério, que fará diligências em Bruxelas junto da Comissão Europeia.

O ministro especificou, no final de uma reunião com as associações dos produtores de carne, que a linha de crédito destina-se a uma "situação de transição", cabendo 7500 euros a cada empresa pecuária, ou seja, mais 3000 euros do que a anterior, que foi "suspensa e revista".

Registando as "preocupações face ao mercado mundial de cereais", base das rações para animais, Jaime Silva assinalou o facto de em alguns casos "terem duplicado os preços" e lamentou o facto de a Comissão Europeia só ter aprovado a 28 de Março a entrada na Europa do milho transgénico (GA 21) da Argentina, com base em "pareceres científicos".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)