Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

CRIANÇA DA GUINÉ SEM ASSISTÊNCIA

O Gibril Mané tem quatro anos. Não fala, limita-se a emitir sons, nem se equilibra sozinho. Sofre de hidrocefalia, acumulação anormal de líquido no cérebro. Em 1999 veio, com o pai, para Portugal e foi operado no Hospital Egas Moniz.
13 de Maio de 2003 às 00:00
Ali foi-lhe introduzido um tubo (sistema ventrículo-peritoneal) desde a barriga até à base do crânio. Recentemente, Gibril viu-se privado de assistência médica, porque, ao que parece, a saída da Guiné, para tratamento em Portugal, não se processou regularmente.
O pai de Gibril, Mamadu Mané, sente-se próximo do desespero. “Não há consulta sem documento da Embaixada”, disseram-lhe no Hospital de S. Francisco Xavier, onde a criança foi internada, de urgência, no final do ano passado. Mamadu exibe um termo de responsabilidade da Embaixada da República da Guiné-Bissau, dirigido ao Conselho de Gestão de Doentes do hospital, onde aquela solicita “ bons ofícios no sentido de ser prestada assistência médica no âmbito dos Acordos de Saúde entre os nossos dois países” a favor de Gibril.
Mas tal documento não basta. Em ofício assinado pelo director-geral de Saúde, Pereira Miguel, o hospital é informado de que a criança “não consta dos nossos ficheiros referentes aos Acordos de Cooperação, não sendo assim considerado doente evacuado dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”. Ana Maria Carmo, porta-voz daquela direcção-geral, disse ao CM que Mamadu Mané deve munir-se de toda a documentação e pedir à Embaixada o estatuto de evacuado para o seu filho.
Mas, na Embaixada da República da Guiné-Bissau não têm dado qualquer resposta a Mamadu. Também o CM não conseguiu entrar em contacto com a representação diplomática daquele país, a viver, actualmente, um período político conturbado.
De acordo com os relatórios médicos, a ocorrência de cefaleias e alterações visuais constituem sinais de alarme, que justificam a condução de Gibril Mané ao hospital. “Mas não há consulta sem documento da Embaixada”, repete Mamadu, que, no entanto, exibe o boletim de saúde (português) do filho.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)