Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Crime em Albufeira com ligeira subida

O Destacamento Territorial de Albufeira da GNR registou, no primeiro trimestre deste ano, um total de 852 crimes, mais 13 do que em idêntico período de 2006. Segundo o capitão Marco Henriques, comandante do Destacamento, os números “prendem-se sobretudo com crimes contra o património, nomeadamente furtos no interior de residências e em viaturas”.
4 de Maio de 2007 às 00:00
Apesar da “ligeira subida”, aquele responsável considera que a GNR “tem conseguido conter a criminalidade na zona”.
A média de quase uma dezena de crimes/dia registada na área do Destacamento – que integra os postos de Albufeira, Olhos d’Água, Paderne e S. Bartolomeu de Messines – não permite qualquer abrandamento na actuação daquela força de segurança, salienta Marco Henriques, que admite aliás ser “o combate ao furto no interior de residências a principal dificuldade” que se coloca aos 164 militares do Destacamento.
Embora não tenha sido possível apurar com exactidão os números relativos às contra-ordenações, Marco Henriques assegura que a esse nível se verificou igualmente “um ligeiro aumento” no período referido, resultado, em parte, de uma “intensificação da fiscalização”.
“Desde Janeiro foram efectuadas cerca de 150 detenções e instaurados mais de 700 autos de contra-ordenação em operações de combate à criminalidade geral, com incidência no trânsito e estabelecimentos de animação nocturna”, referiu.
GNR MAIS PERTO DA POPULAÇÃO
O 96.º aniversário da GNR foi ontem festejado em Albufeira com uma exposição e demonstração dos meios daquela força de segurança. A iniciativa do Comando local da GNR, com o apoio da autarquia, visou em particular “reforçar o conceito de proximidade com os cidadãos”. Uma aposta ganha dada a grande adesão de populares e, sobretudo, à presença de largas centenas de crianças das escolas locais, que aproveitaram a oportunidade para montar um dos cavalos da GNR e assistir à actuação de cães de detecção de droga e de ordem pública, bem co-mo às explicações da BT, Núcleo Escola Segura, Equipa de Protecção da Natureza e Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)