page view

Cruz e Ritto podem perder condecorações

Processos de irradiação da Ordem do Infante D. Henrique atribuídas a Carlos Cruz e Jorge Ritto já estão em curso.

16 de janeiro de 2015 às 13:42

Carlos Cruz e Jorge Ritto, ambos condenados por abuso sexual de crianças, em 2010, no âmbito do processo ‘Casa Pia’, vão perder as condecorações recebidas por Jorge Sampaio e Mário Soares, respetivamente.

Manuela Ferreira Leite, presidente do Conselho das Ordens Nacionais, confirmou ao jronal Diário de Notícias que o órgão já deu início aos dois processos de irradiação das condecorações, segundo a própria, algo inédito até à data em Portugal.

Concorda com perda de medalhas de Carlos Cruz e Jorge Ritto?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Concorda com perda de medalhas de Carlos Cruz e Jorge Ritto?

A Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas diz que o Conselho das Ordens Nacionais tem poder para "efetivar a irradiação automática dos membros das ordens (…) que tenham sido condenados pela prática de crime doloso punido com pena de prisão superior até três anos".

Carlos Cruz foi condecorado com a Grande Ordem do infante D. Henrique, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, como reconhecimento do trabalho feito na Comissão do Euro 2004. Já Jorge Ritto recebeu o Grande Colar da ordem do Infante D. Henrique pelas mãos de Mário Soares, pelos serviços prestados ao país nas embaixadas onde esteve o ex-embaixador.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8