Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Cruzamento perigoso em Castro Marim leva autarquia a tomar medidas

Último acidente no local causou sete feridos.
Tiago Griff 25 de Julho de 2019 às 08:48
Câmara já quis fazer rotunda no local mas Infraestruturas de Portugal recusou
Acidente
Câmara já quis fazer rotunda no local mas Infraestruturas de Portugal recusou
Acidente
Câmara já quis fazer rotunda no local mas Infraestruturas de Portugal recusou
Acidente
Uma colisão grave que fez sete feridos, segunda-feira ao fim do dia, foi apenas o mais recente acidente no cruzamento da praia Verde, na EN125, em Castro Marim. Mas o local é conhecido pelos perigos e a situação piora no verão, com a chegada de turistas à região.

Está prevista a construção de uma rotunda, mas a obra está inserida na requalificação da EN125, que ainda não chegou aquele troço devido a um imbróglio legal entre a empresa concessionária e a Infraestruturas de Portugal (IP).

"Face ao atraso do início da requalificação, em 2018, a própria câmara tentou construir uma rotunda e a IP até autorizou.

Adquirimos o equipamento e contratualizámos um empreiteiro mas, passados dois dias, o processo foi negado também pela IP", explicou ao CM o autarca Francisco Amaral, que se mostra receoso com a falta de segurança no local.

"A EN125 está num estado lastimável, sem bermas e sem rotundas, mas este cruzamento é particularmente perigoso, especialmente no verão, quando há muito mais trânsito. De uma vez por todas convém resolver esta situação antes que aconteça algo mais grave".

PORMENORES
GNR no local
Para minimizar o risco, nos verões tem sido colocada uma patrulha da GNR no local quando há mais trânsito - na hora de chegada e de saída da praia. Esse serviço, pago pela autarquia e associação de moradores local, começa em agosto.

Atraso na requalificação
O atraso na requalificação da EN125 e o facto daquele troço ainda estar sob alçada da concessionária - que já anunciou a intenção de rescindir o contrato - terão motivado a recusa da IP à intenção da câmara de construir a rotunda.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)