Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

CUF MELHORA CUIDADOS A DOENTES COM CANCRO

O Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, Lisboa, inaugurou a unidade de radioterapia, a última valência do Centro Integrado de Oncologia necessária ao tratamento dos doentes oncológicos, que resultou num investimento de 7,5 milhões de euros.
8 de Fevereiro de 2004 às 00:00
A nova unidade permite tratar cerca de 500 doentes oncológicos por ano
A nova unidade permite tratar cerca de 500 doentes oncológicos por ano FOTO: Pedro Catarino
"Para o tratamento dos doentes com cancro, dos vários tipos de tumor, é necessário um conjunto de terapêuticas que são complementares e que passam pela cirurgia, quimioterapia e radioterapia", afirma ao CM Mendes de Almeida, director clínico, no decurso da apresentação da nova unidade de saúde.
"Esta era a única valência que nos faltava e que a partir de agora estamos em condições de oferecer um tratamento aos doentes oncológicos a todos os níveis", acrescentou.
Segundo aquele responsável, a radioterapia ganha uma maior importância no tratamento do cancro podendo nalguns casos o "doente iniciar a terapêutica antes da cirurgia. Em muitos casos as sessões de radiologia são complementares com a quimioterapia".
A radioterapia varia de caso para caso, necessitando os doentes, em média, de cerca de 20 a 22 sessões de tratamento. Cada sessão demora cerca de 15 minutos.
CASOS MAIS FREQUENTES
"Um acelerador linear, aparelho utilizado na radioterapia, vai usar as partículas subatómicas, os fotões, num feixe pré-determinado para incidir na parte do corpo que precisa receber o tratamento, com as quantidades de radiação que se pretendem e são supervisionados por técnicos altamente qualificados", sublinha o médico Rui Rodrigues, responsável pela unidade de radioterapia.
O Hospital CUF Descobertas tem capacidade para tratar, na unidade de radioterapia, 500 doentes oncológicos por ano, sendo os casos de tumor mais frequentes o cancro da mama, do pulmão, da próstata, do cólon e do recto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)