Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

D. João Miranda é o substituto

A Santa Sé nomeou oficialmente o bispo auxiliar D. João Miranda como administrador apostólico da Diocese do Porto, na sequência da doença de D. Armindo Lopes Coelho.
1 de Dezembro de 2006 às 00:00
D. João Miranda, o novo administrador apostólico
D. João Miranda, o novo administrador apostólico
A decisão de Roma foi comunicada pelo ‘site’ da Diocese do Porto “tendo em conta que o estado de saúde do Senhor D. Armindo não lhe permite desempenhar normalmente as suas funções episcopais e para não prejudicar o normal andamento da vida diocesana”.
A nota da Diocese diz ainda que D. Armindo continua internado no Hospital da Prelada e “são manifestas as suas melhoras a todos os níveis de saúde”. Segundo uma fonte do Paço contactada pelo CM, o bispo do Porto “continua a fazer terapia da fala mas está muito melhor e até já faz as palavras cruzadas”.
A nota diz que D. João Miranda foi nomeado administrador apostólico ‘sede plena et ad nutum Sanctae Sedis’ da Diocese do Porto, o que quer dizer que o bispo continua em sede plena – D. Armindo já atingiu a idade da jubilação mas ainda não foi nomeado novo bispo.
D. João já era, por decisão entre os três bispos auxiliares (os outros são D. António Carrilho e D. António Taipa), o responsável interino, por ser o mais velho dos auxiliares de D. Armindo. Agora a Santa Sé oficializou-o.
Ver comentários