Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Dada comida fora de prazo

O Banco Alimentar distribui alimentos fora de prazo mas que estão em condições de serem consumidos, afirma Isabel Jonet, presidente da instituição.
10 de Agosto de 2011 às 00:30
Queijo fundido fatiado cuja validade expirou em Março foi entregue dia 6: Isabel Jonet garante que a comida está em condições
Queijo fundido fatiado cuja validade expirou em Março foi entregue dia 6: Isabel Jonet garante que a comida está em condições FOTO: João Miguel Rodrigues

"Todos os alimentos que saem do Banco Alimentar são objecto de controlo de salubridade por parte da Alicontrol, empresa certificada, e estão em condições de serem consumidos, apesar de alguns já terem ultrapassado o prazo de validade", disse ao CM a responsável, acrescentando: "Agora, por exemplo, estamos a distribuir arroz que está fora do prazo. Entregamos às instituições que recebem os alimentos certificados de salubridade".

O CM confrontou Isabel Jonet após uma queixa de um homem que denunciou ter recebido diversos produtos fora do prazo no dia 6: Queijo fundido fatiado, com validade até 03/2011; tarte de limão (03/11); sumo de ananás (03/11); néctar de manga e laranja (05/11). Jonet garante que estes produtos podem ser consumidos sem problemas pelas pessoas carenciadas que os recebem.

O CM confrontou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) sobre a legalidade da situação, mas sem resposta. O Banco Alimentar apoia 1980 instituições e alimenta 320 mil pessoas.

QUEIJO BANCO ALIMENTAR COMIDA VALIDADE ISABEL JONET CARENCIADOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)