Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Dados de utentes dos Açores expostos online

Informações de mais de 230 mil utentes estiveram no site da ARS do Alentejo durante dois anos.
14 de Março de 2017 às 09:51
FOTO: Pedro Noel da Luz / Correio da Manhã
Os dados de quase todos os habitantes dos Açores foram partilhados num ficheiro Excel que esteve disponível no site da Administração Regional de Saúde do Alentejo durante mais de dois anos. 

Segundo revela a revista Exame Informática, um ficheiro, com o nome "Exportação Utentes SRSA para Reembolsos", estava disponível no site desta ARS desde setembro de 2014 e continha os dados pessoais de mais de 230 mil utentes.

O documento estava numa zona sem ligação visível no site e foi detetado há cerca de uma semana, altura em que foi retirado da página. 
As informações clínicas não faziam parte do ficheiro, mas no mesmo era possível ter acesso aos nomes completos, números fiscais, números de utente, moradas, datas de nascimento e contactos telefónicos de milhares de utentes. 

A empresa pública que gere estes dados, a Saudaçor, já garantiu que vai aguardar pelo "apuramento de responsabilidades" antes de se pronunciar sobre o caso, que está a ser orientado pela Administração Regional de Saúde do Alentejo e pelo gabinente do ministro da Saúde.

Depois de apurados os eventuais culpados, será dado "seguimento aos processos de imputação de responsabilidades" e o processo será remetido ao "Ministério Público para eventual procedimento criminal", diz Luísa Melo Alves, presidente da Saudaçor, que teve conhecimento do que se passava pela comunicação social. 

O certo é que a ARS do Alentejo e a Saudaçor têm muito pouco em comum e a administração alentejana desconhece a origem do ficheiro. Liga estas duas entidades, relembra o governo local, apenas uma antiga presidente do conselho de administração, que foi presidente do conselho diretivo da ARS do Alentejo entre 2005 e 2011, antes de assumir funções na empresa pública açoriana, onde se manteve até ao início do ano passado. 
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)