Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Dâmaso quer “melhores leis”

A tomada de posse de Euclides Dâmaso como procurador-geral distrital de Coimbra ficou ontem marcada por um discurso de incentivo à mudança. "É preciso um Ministério Público mais activo", frisou o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, ao adiantar que Euclides Dâmaso reúne "as qualidades essenciais".

8 de Fevereiro de 2011 às 00:30
O PGR, Pinto Monteiro, elogiou o novo procurador-geral distrital de Coimbra, Euclides Dâmaso
O PGR, Pinto Monteiro, elogiou o novo procurador-geral distrital de Coimbra, Euclides Dâmaso FOTO: Ricardo Almeida

Euclides Dâmaso deixou também claro que o caminho passa por uma aposta na mudança: "Este é o momento de ousar, de perdermos o medo de existir que os filósofos têm diagnosticado. De exigirmos menos leis e melhores leis mais congruentes e de interpretação mais amigável".

O magistrado, que foi director do Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra e agora substitui Braga Temido, não se conforma com a "plácida e acrítica reprodução do sistema" e quer "quebrar inércias". Diz ser altura de indagar se os utensílios para realizar a Justiça "são os mais apropriados" e "se o uso que fazemos deles é o mais adequado à defesa dos nobres interesses de que somos guardiões".

Ao lembrar que o conceito de "justiça faraónica acabou", Pinto Monteiro diz contar com o novo procurador-geral distrital para ajudar "a traçar novos caminhos".

EDUARDO DÂMASO COIMBRA PINTO MONTEIRO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)