Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

DANÇA SAI À RUA PARA DIVERTIR

A centenária colectividade Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo cumpriu, no passado dia 26 de Maio, 132 anos a divulgar e incrementar a prática da dança. O motivo surge, a propósito, no tema da marcha de Campo de Ourique, concorrente ao concurso das Marchas Populares de Lisboa 2004.
1 de Junho de 2004 às 00:00
“A dança de salão é uma actividade nobre e muito acarinhada aqui na sociedade, Daí nos termos lembrado de a trazer a público”, refere o coordenador da marcha Aurélio Torres.
Homens e mulheres corporizam a fidalguia dançarina do início do século XX e estão empenhados em levar ao Pavilhão e Avenida, “o convívio salutar que a dança proporciona nos seus variados estilos”, comenta o dirigente da Alunos de Apolo.
O modo como o ensaio a que assistimos decorreu obriga a pensar que tudo foi pensado com minúcia e rigor e, os marchantes mostram vontade de fazer bem.
O ensaiador Joseph Azevedo corrige posições e posturas para que tudo possa dar certo, na hora de transformar a marcha num salão de baile.
Campo de Ourique exibe-se no pavilhão do Benfica, na próxima sexta-feira, dia 4.
"AQUI NADA É IMPORTADO"
Joseph Azevedo, de 29 anos, é bailarino. Pelo segundo ano nas marchas de Lisboa repete a experiência em Campo de Ourique. Para ele as marchas são um desafio novo mas apaixonante. “Quero dar continuidade ao trabalho que comecei o ano passado. É bom investigar as raízes da cidade e trabalhá-las. Aqui nada é importado”, afirma convicto.
O jovem ensaiador já aprendeu a acarinhar o que é típico, porque tal permite juntar a imaginação com o artístico, permitindo constituir algo de novo todos os anos. O facto de muitos dos marchantes serem do bairro permite exigir-lhes trabalho, sem que eles mostrem cara feia”, comenta.
FICHA
Tema: A Dança
Cores: Vermelho, rosa, laranja, verde e dourado
Padrinhos: Gonçalo C. P. e M. J. Valério
Compositor: José Orlando
Letrista: Mendonça Ferreira
Porta-estandarte: Liliana Gondar
Mascotes: Liliana Costa e Francisco Alves
Ensaiador: Joseph Azevedo
Coordenação: Aurélio Torres
Colectividade: Sociedade F. Alunos de Apolo

AMANHÃ - Marvila namora à janela e Penha de França evoca toureiros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)