Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Defesa: Maior exercício europeu de helicópteros em Ovar

O exercício de helicópteros "Hot Blade", organizado pela Agência Europeia de Defesa, começa esta quarta-feira em Portugal e reúne mais sete países, num total de 35 aparelhos que vão testar capacidades em missões de assalto, transporte ou ajuda humanitária.
4 de Julho de 2012 às 08:58
Portugal vai contribuir com dois helicópteros EH101, dois aviões C295 e quatro caças F-16 da Força Aérea
Portugal vai contribuir com dois helicópteros EH101, dois aviões C295 e quatro caças F-16 da Força Aérea FOTO: d.r.

No "Hot Blade", que vai estar centralizado em Ovar mas decorre em vários pontos do país, participarão quase meia centena (488) de militares estrangeiros, que se juntam aos mais de 2000 portugueses (1500 do Exército, 700 da Força Aérea e 30 da Marinha) que vão levar a cabo este treino conjunto entre 4 e 18 de Julho.

Segundo os organizadores, o exercício tem como "finalidade permitir que as tripulações de helicópteros da Europa possam realizar um exercício num ambiente operacional", simulando "o desafio e as condições dinâmicas que poderão encontrar num teatro de operações".

O "Hot Blade" visa ainda melhorar "a interoperabilidade entre as várias forças" militares.

Portugal vai contribuir com dois helicópteros EH101, dois aviões C295 e quatro caças F-16 da Força Aérea, mas participam também vários meios do Exército (Brigada de Reacção Rápida e Brigada Mecanizada, Operações Especiais, Comandos e Paraquedistas) e da Marinha (Destacamento de Ações Especiais).

Neste exercício participam também militares da Áustria, Bélgica, Holanda, República Checa, Espanha, Alemanha e Finlândia.

 

 

 

 

Defesaexercíciohelicópteros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)