Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Deficiente abusada por parentes

Uma jovem, 25 anos, foi vítima nos últimos dois anos de actos sexuais abusivos por parte de três parentes e vizinhos do sexo masculino, em Vale Mansos, Coruche, soube o CM junto de fonte policial. A mesma fonte revelou-nos que os detidos têm entre 28 e 72 anos e mantinham um convívio regular com a vítima deficiente mental e incapaz de em consciência dizer “sim” ou “não” a um hipotético convite para manter relações.
16 de Dezembro de 2004 às 00:00
A mulher abusada estava incapacitada de fazer uma opção consciente
A mulher abusada estava incapacitada de fazer uma opção consciente FOTO: Sónia Simões
Os três homens terão aproveitado períodos de tempo alargado, em que ficavam a sós com a vítima, para abusarem dela.
O CM apurou que a vítima mora com os pais. “Trata-se de uma família carenciada”, explicou.
A jovem frequenta a associação de Crianças inadaptadas de Coruche (CRIC) e terá sido durante o acompanhamento que recebeu naquela instituição que denunciou os actos de que era alvo.
“A assistente social levou-a ao Instituto de Medicina Legal para fazer exames e foram comprovados os abusos. A Polícia Judiciária foi contactada de imediato”, esclareceu a mesma fonte.
Um dos principais suspeitos será um tio, que se dedicava ao negócio de pinhas. Um outro, suspeita-se que seja seu cunhado, e dedicava-se à agricultura.
Os arguidos foram presentes a tribunal para primeiro interrogatório, ficando a aguardar julmento em prisão preventiva – a medida de coacção mais grave.
CASOS AUMENTAM
Na área da Polícia Judiciária de Lisboa foram detidos este ano 34 suspeitos de autoria de crimes sexuais contra menores, a maioria dos quais com relações de proximidade com a família das alegadas vítimas.
Uma das condicionantes relacionadas com este tipo de crime é a condição económica precária em que as famílias vivem, geralmente com alguns dos membros nucleares separados.
Quase sempre os casos que chegam ao domínio público surgem também em bairros problemáticos situados nas periferias das grandes cidades.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)