Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Dejectos sujam areal

O areal da praia do Inatel, em Albufeira, foi ontem invadido por dejectos, devido a uma avaria na estação elevatória do sistema de águas residuais daquela cidade. A descarga – situação que ocorre com frequência naquela zona balnear – foi detectada às 10h00, sendo resolvida cerca de uma hora depois.
17 de Março de 2007 às 00:00
“O nosso sistema de gestão detectou de imediato a anomalia, permitindo uma rápida solução”, adiantou Teresa Fernandes, das Águas do Algarve, empresa responsável pela estação elevatória de Albufeira.
Tratou-se “de uma avaria no equipamento, que, infelizmente, pode suceder. Estamos preparados para estes casos, dispondo de peças de reserva. Os nossos técnicos deslocaram-se de imediato para o local e a pronta capacidade de resposta permitiu minimizar os danos”, esclareceu Teresa Fernandes.
Ao que o CM apurou, registou-se um entupimento que obrigou à substituição de algum material, sem que a rápida detecção da avaria impedisse que a praia do Inatel, uma das mais procuradas de Albufeira, fosse conspurcada por dejectos.
“Alguma quantidade de dejectos chegou à praia”, admitiu Teresa Fernandes. As Águas do Algarve, constada a anomalia, contactaram de imediato várias entidades, incluindo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Câmara de Albufeira e a GNR.
“Foram tomadas as medidas habitualmente adoptadas em casos destes. A avaria ficou resolvida em cerca de uma hora e, simultaneamente, decorreram os trabalhos de limpeza do areal, ficando a praia em boas condições ainda durante o período da manhã”, disse Teresa Fernandes.
O presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva, lamentou o problema, que não é novo. “Estas situações, no nosso entendimento, não podem registar-se numa zona de reconhecida importância turística. Fiquei preocupado mas, felizmente, a capacidade de resposta foi de modo a resolver a avaria num curto espaço de tempo”, frisou.
A edilidade albufeirense fez deslocar para a praia do Inatel, a nascente do núcleo urbano, vários responsáveis técnicos e algum equipamento, utilizado na limpeza do areal, apesar de Desidério Silva frisar que a responsabilidade “cabe à Águas do Algarve, a quem está confiado o tratamento das águas residuais.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)