Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Deputados vão a escolas problemáticas

Os deputados da Comissão de Educação da Assembleia da República visitam hoje 12 das 36 escolas consideradas problemáticas nas regiões de Lisboa e Porto. Os deputados, divididos em seis grupos, vão a escolas dos concelhos de Lisboa, Oeiras, Amadora, Sintra, Setúbal, Almada, Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar e Vila Nova de Gaia.
5 de Março de 2007 às 06:51
As visitas dos deputados inserem-se num conjunto de iniciativas parlamentares relacionadas com a violência e a segurança nos estabelecimentos de ensino. Amanhã realiza-se uma audição para debater a segurança nas escolas, que contará com a presença de especialistas em comportamento dos alunos.
Em Setembro, o Ministério da Educação (ME) anunciou a celebração de contratos-programa que permitem às escolas adoptar medidas para combater a insegurança, indisciplina, insucesso e abandono. O ME pretende investir, até 2009, 15 milhões de euros, dos quais cinco milhões até ao final deste ano lectivo.
Segundo o Observatório da Segurança Escolar, em 2005/06 registaram-se 2160 agressões entre alunos, 207 agressões contra alunos nos acessos às escolas, 326 agressões contra professores nas escolas e 64 nos acessos, entre outras. No total registaram-se 3523 ocorrências contra pessoas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)