Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Derrame de esgoto junto à ria Formosa durante limpeza de tubagens

Águas do Algarve estava a limpar tubagem que liga às ilhas.
Ana Palma e João Mira Godinho 26 de Julho de 2019 às 08:57
Derrame na ligação da Armona ao intercetor Olhão-Nascente
Esgoto espalhou-se pelos terrenos da ria Formosa
Derrame na ligação da Armona ao intercetor Olhão-Nascente
Esgoto espalhou-se pelos terrenos da ria Formosa
Derrame na ligação da Armona ao intercetor Olhão-Nascente
Esgoto espalhou-se pelos terrenos da ria Formosa
Uma limpeza de tubagens, feita pela Águas do Algarve, fez com que o esgoto, negro e malcheiroso, escorresse para o solo, na zona de Quinta do Marim, perto da sede do Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão. A empresa admite o ocorrido, mas garante que a situação foi controlada.

Segundo testemunhas, "o despejo de esgoto" aconteceu na quarta-feira, entre as 11h00 e as 16h30. "Maior parte das águas foi drenada para a ria", que fica mesmo ao lado, "e parte residual, que ficou empoçada, foi absorvida pelo terreno", descreveram ao CM, indignadas com a situação.

Já Teresa Fernandes, porta voz da Águas do Algarve, explicou que se tratou de um derrame de águas residuais, "durante uma ação de limpeza numa tubagem que liga a Estação Elevatória da Armona ao intercetor de Olhão-Nascente". O intercetor recebe os esgotos das ilhas da ria Formosa.

"Já se previa que no órgão de chegada houvesse um derrame, conforme aconteceu, numa centena de metros. É normal e limitou-se à zona do nosso intercetor", acrescentou, assegurando que "tudo foi limpo no próprio dia e não houve quaisquer infiltrações".

A situação levou a que a GNR fosse chamada ao local. Ao CM, fonte do Comando de Faro confirmou o caso, mas esclareceu que apenas foi feito um auto de ocorrência, "não tendo sido levantado qualquer expediente".

A Agência Portuguesa do Ambiente terá sido, por sua vez, alertada, pela própria Águas do Algarve, para acompanhar a situação.
Parque Natural da Ria Formosa Águas Marim Olhão Algarve
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)