Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Descarga de 2 toneladas de ‘haxe’ em julgamento

Sete arguidos faziam parte de rede que transacionava haxixe em Portugal e Espanha.
Pedro F. Guerreiro 6 de Fevereiro de 2017 às 08:38
Apreensão das mais de duas toneladas de haxixe foi feita pela Diretoria do Sul da Polícia Judiciária em fevereiro de 2016
Apreensão das mais de duas toneladas de haxixe foi feita pela Diretoria do Sul da Polícia Judiciária em fevereiro de 2016 FOTO: Luis Forra/Lusa
A rede de tráfico de droga foi seguida pelos investigadores da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária durante mais de um ano. Acabou intercetada em fevereiro de 2016 numa grande operação conjunta, com várias forças da autoridade, que resultou na apreensão de mais de duas toneladas de haxixe, na zona de Tavira, e na detenção de cinco homens. Ao todo, sete arguidos estão agora a ser julgados por tráfico de droga no Tribunal de Faro.

A operação da PJ, com o apoio da Polícia Marítima e da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, permitiu no dia 23 de fevereiro de 2016 intercetar o descarregamento de 70 fardos de haxixe (2100 quilos) na zona das Quatro Águas, em Tavira. Além da droga, proveniente de Marrocos, foram ainda apreendidos uma carrinha, um automóvel BMW de alta cilindrada e duas embarcações.

Segundo o despacho de acusação, o objetivo dos arguidos seria deslocarem-se para Espanha, para transacionarem "os 2100 quilos de haxixe que nessa noite haviam adquirido em mar alto, a meia milha náutica da costa de Tavira".

Sete homens - cinco portugueses e dois ucranianos - respondem agora por um crime de tráfico de estupefacientes. O julgamento prossegue hoje.
Tavira Tribunal de Faro PJ Polícia Marítima e da Unidade Controlo Costeiro GNR Quatro Águas Marrocos BMW
Ver comentários