Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Desconto na vacina do colo do útero

A Farmácia Santa Catarina, no Porto, vende as duas vacinas contra o cancro do útero ao preço de custo de 390 euros (130 euros para cada uma das três tomas necessárias), menos 91 euros numa e menos 43 noutra face ao valor comercial.
24 de Outubro de 2007 às 00:00
 A Farmácia Santa Catarina é o primeiro estabelecimento a vender fármacos a preço de custo
A Farmácia Santa Catarina é o primeiro estabelecimento a vender fármacos a preço de custo FOTO: António Rilo
Em cerca de 15 dias, o estabelecimento foi envolto numa polémica relacionada com a alegada venda da vacina a prestações.
No entanto, ao que o CM apurou, a concessão de crédito nunca se verificou naquela farmácia, até porque a lei o proíbe, estando eventuais irregularidades a ser averiguadas pelo Infarmed.
Quanto à decisão de vender a preço de custo, a ideia terá surgido no mês passado face ao grande número de clientes que saía da farmácia sem comprar a vacina perante o elevado preço.
A primeira vacina, Gardasil, protege contra o HPV, o vírus do papiloma humano e as suas três tomas implicam um custo de 481 euros.
Já a vacina Cervarix, introduzida no mercado na semana passada, é 48 euros mais barata, mas de protecção menos abrangente.
Após a decisão de venda com desconto, já foram vendidas centenas de vacinas na Farmácia Santa Catarina, enquanto nos meses anteriores não foram mais de dez caixas.
A lei portuguesa não impede que sejam vendidos medicamentos a preço de custo desde que não esteja em causa a margem de comparticipação do Estado. As duas vacinas referidas não são comparticipadas. Só existe um preço máximo de venda.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)