Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Desenvolver com Inovação e Educação

“O objectivo da conferência é abalar as pessoas, para que haja contraditório. Mas sem conclusões.” A ideia é de Marçal Grilo, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), e resume o objectivo da Conferência Internacional de Educação da Gulbenkian, que decorre entre amanhã e terça-feira, em Lisboa.
26 de Novembro de 2006 às 07:09
Este ano o debate gira em torno do tema ‘Educação, Inovação e Desenvolvimento’. “O crescimento económico provoca o aumento de procura na Educação, mas se o investimento público for apenas na Educação não há desenvolvimento”, adverte Marçal Grilo.
O ex-ministro da Educação considera necessário repensar o papel da escola e das universidades no desenvolvimento do País. Na óptica do ex-ministro, as condições de quem é empreendedor podem ser aprendidas por formação.
“O gosto pelo risco, pela aventura, podem não ser condições inatas”, pelo que se deve também apostar no ensino do empreendedorismo. “Um trabalhador, de qualquer sector, pode ser empreendedor.”
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, preside à sessão de abertura, enquanto o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, presidirá ao painel de discussão do final do dia de amanhã.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)