Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Desmantelada rede de cocaína

Eram discretos no transporte da droga. No compartimento de carga de duas carrinhas de caixa fechada montaram sistemas hidráulicos que serviam para esconder a cocaína. Anteontem, no entanto, a PSP de Lisboa abortou uma entrega de droga, em Vendas Novas, e deteve cinco homens e uma mulher, com idades entre os 25 e os 44 anos.
20 de Janeiro de 2006 às 00:00
Droga, dinheiro e telemóveis que a PSP apreendeu aos suspeitos
Droga, dinheiro e telemóveis que a PSP apreendeu aos suspeitos FOTO: Jorge Godinho
O grupo actuava a partir de Lisboa e, desde Fevereiro do ano passado, estava sob vigilância da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP. “Tratava-se de um grupo especializado na venda de rua e na entrega de grandes quantidades de droga, só cocaína, a outros traficantes”, disse ao CM o comissário Dário Prates, comandante da DIC.
Os traficantes utilizavam duas carrinhas de mercadorias. Montaram nos compartimentos de carga sistemas hidráulicos que, quando activados por um botão, abriam um reservatório capaz de ocultar até 20 quilos de cocaína”, revelou o comandante da DIC.
Desta forma, admitiu o oficial da PSP, “tornava-se muito difícil às autoridades detectarem a droga, mesmo em operações stop”.
Anteontem de manhã, operacionais da DIC conseguiram, após vigilância, detectar e abortar um transporte de droga, de Espanha até Lisboa. “Em Vendas Novas, abordámos e interceptámos uma carrinha Renault Kangoo com 15 quilos de cocaína escondidos dentro do referido compartimento. Além dos dois homens que lá iam, foram detidos dois outros indivíduos, espanhóis, que seguiam num BMW”, disse a mesma fonte.
A operação prosseguiu em Algés, Pontinha e Carcavelos, com a realização de buscas domiciliárias, que culminaram na apreensão de mais alguma droga, 76 mil euros em dinheiro, uma carrinha, telemóveis e várias munições de calibre .22.
Os seis detidos são hoje presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para primeiro interrogatório.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)