Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Despacho revoga nomeação de cônsul

Foi publicado esta sexta-feira em Diário da República o despacho do secretário de Estado das Comunidades que revoga a nomeação de Licínio Soares Bastos como cônsul honorário em Cabo Frio, no Brasil, por estar alegadamente envolvido em actividades criminosas neste país.
14 de Setembro de 2007 às 10:02
O despacho assinado por António Braga, datado de 3 de Setembro, refere, como justificação para a decisão, o facto de não terem sido cumpridos “os procedimentos previstos" na legislação que tinham levado à nomeação de Licínio Bastos, no passado mês Maio.
Licínio Bastos, alegadamente envolvido na chamada "Operação Furacão", uma investigação das autoridades brasileiras a um esquema de exploração de jogos ilegais, foi detido no passado mês de Abril juntamente com outro português, Laurentino Santos, e empresários, advogados, delegados e magistrados.
Os dois portugueses, que acabaram por ser libertados no início de Julho por decisão de um juiz do Supremo Tribunal Federal, são acusados dos crimes de tráfico de influências, corrupção passiva e activa, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)