page view

Despiste na A13 mata oito vacas

Motorista de camião ferido e 24 animais levados para abate.

15 de setembro de 2016 às 08:26

Passavam 10 minutos da 01h00 desta quarta-feira quando, ao quilómetro 47 da A13, um camião de transporte de gado se despistou. O acidente provocou ferimentos ligeiros no condutor do pesado, que teve de ser transportado para o hospital de Vila Franca de Xira, e acabou por deixar dezenas de vacas mortas e feridas na via.

"Verificámos que havia alguns animais feridos no local e outros que tinham saído do veículo e que circulavam livremente na via, e foram precisas manobras para os recolher.

O proprietário carregou os animais (saudáveis) para outro veículo, os outros foram tratados no local pelo veterinário municipal, que é a entidade competente", explicou o capitão Rui Póvoa, do destacamento de trânsito da GNR de Santarém.

Oito animais foram abatidos no local pelo veterinário municipal, e outros 24 foram transportados para o matadouro, numa operação que se prolongou por várias horas e que obrigou à utilização de uma grua para carregar os animais.

Na sequência do despiste o camião tombou sobre o separador central e ficou atravessado em várias faixas de ambos os sentidos. Durante quase 12 horas, o troço da A13 que liga Benavente a Salvaterra de Magos esteve cortado em ambos os sentidos.

Ao longo da tarde de ontem, a Brisa substituiu parte do separador central e os bombeiros de Salvaterra de Magos fizeram a limpeza da via e a estrada reabriu, mas ainda com constrangimentos. Os 24 animais feridos seguiram para o matadouro de Coruche, onde se esperava ontem que fossem abatidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8