Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Devolve 50 mil € sacados a menor

Maria José negou o crime, mas o tribunal deu como provado que a arguida ameaçou um colega do filho, de 11 anos, para este roubar dinheiro aos pais.
Francisco Manuel 5 de Dezembro de 2014 às 10:40
Arguida encontra-se doente e faltou à leitura de sentença no Tribunal de Aveiro
Arguida encontra-se doente e faltou à leitura de sentença no Tribunal de Aveiro FOTO: D.R.

Em apenas um mês, Maria José Oliveira conseguiu que um menino de 11 anos, colega de escola do filho, lhe entregasse 50 mil euros que os pais guardavam num cofre. A mulher, de 43 anos, recorreu à chantagem, ameaçando contar aos pais do menor que este tinha tirado dinheiro do mesmo cofre para comprar um telemóvel. Ao tribunal negou tudo, mas os juízes não acreditaram e condenaram Maria José a devolver o dinheiro. Foi ainda sentenciada com três anos e meio de pena suspensa, período durante o qual terá de entregar o mínimo de 21 mil euros.

"Intimidou o menor, aproveitando-se das suas fragilidades, e violou o direito de propriedade", afirmou a juíza do Tribunal de Aveiro, na leitura do acórdão que decorreu na ausência da arguida, que faltou à audiência por motivos de saúde. Maria José tem ainda de pagar uma indemnização de 1500 euros e mais 710 euros que foram gastos em consultas médicas. O menino esteve um ano sem ir à escola e recebeu apoio psicológico.

O caso ocorreu em março de 2012, em Esmoriz, Ovar, após o menor ter contado ao filho de Maria José que tirou dinheiro do cofre para comprar um telemóvel. Não esperava que o colega contasse à mãe e que esta o passasse a chantagear. Ao todo, o jovem terá entregado à mãe do amigo mais de 50 mil euros que a mulher usou para comprar uma motorizada, móveis e roupas. Trinta mil euros foram entregues pelo menor a colegas que se aperceberam do que se passava e também o ameaçaram. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)