Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

DGV multa inspecções

Sessenta e dois inspectores de centros de inspecção automóvel foram multados no ano passado pela Direcção-Geral de Viação (DGV). O número foi revelado ontem pelo subdirector-geral da DGV, Carlos Mosqueira, durante a visita de Jorge Sampaio a um centro de inspecção em Coimbra, no segundo dia da presidência temática sobre sinistralidade rodoviária.
3 de Maio de 2005 às 00:00
Ao todo, em 2004, os inspectores da DGV efectuaram 726 acções em centros de inspecção automóvel por todo o País. Destas, resultaram 85 autos de contra-ordenação: 29 na região Norte, 27 no Centro e 29 no Sul. A inspectores foram aplicadas 62 multas, a responsáveis técnicos, a DGV emitiu dez autos. Quinze entidades detentoras dos centros foram também autuadas, sucedendo o mesmo a três condutores.
Num dia dedicado à formação e educação rodoviária, Sampaio ficou a saber que há cerca de 150 mil veículos a circular sem inspecção, que a taxa média de reprovação nos 170 centros ronda os 21 por cento e que, em 2004, mais de quatro milhões de veículos foram inspeccionados.
De acordo com a DGV, as inspecções periódicas vão alargar-se, nos próximos anos, a outros veículos: motociclos em 2006, ciclomotores em 2007 e veículos agrícolas em 2008 são os prazos previstos.
Ao mesmo tempo, a DGV tem em estudo a possibilidade de os veículos fazerem a inspecção no dia de emissão da matrícula – uma medida que visa aliviar a afluência aos centros de inspecção – muito intenso nas primeira e última semanas do mês, quase nulo nas restantes.
PRESIDENTE CONTRA ACIDENTES
CHUMBOS
As luzes e o equipamento eléctrico são os principais motivos que levam ao chumbo de veículos nos centros. Há poucos anos, os travões era o principal problema.
MULTAS
Durante o ano passado, de acordo com números avançados por Jorge Sampaio, mais de 11 mil veículos foram multados por falta de inspecção obrigatória.
CRIANÇAS
Sampaio esteve numa escola básica da Figueira da Foz e sugeriu que as crianças possam ajudar os pais nas questões de trânsito, alertando-os para os erros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)